Rock in Rio Lisboa 2016

13 de maio de 2016

Cidade do Rock transformada em Cidade Inteligente

Numa altura em que as Smart Cities representam o novo paradigma urbano, a Vodafone e o Rock in Rio Lisboa apostam nas tecnologias de informação e comunicação para promover a melhoria da experiência dos milhares de espetadores que visitam o evento todos os dias, a sustentabilidade ambiental e económica do festival.

Para além de impactar positivamente o público, este projeto cria as condições para uma melhor gestão dos processos e infraestruturas existentes, e otimização dos recursos para futuras edições. No total foram desenvolvidas cinco soluções que permitem monitorizar, em tempo real, as áreas mais críticas para o pleno funcionamento do festival.

Smart Energy: Medir os consumos de energia no Palco Mundo, Palco Vodafone, Tenda VIP e Tenda Eletrónica de forma a gerir o desempenho energético destes espaços e garantir poupanças significativas no futuro.

Smart Water: Supervisionar a rede de água que abastece os 4 hectares do Parque da Bela Vista. Esta solução assegura o controlo do abastecimento, prevenindo interrupções ou irregularidades na distribuição da água.

Smart Toilets: Monitorizar e informar o público sobre a disponibilidade de WC´s livres no recinto.

Smart Waste: Controlar o processo de recolha dos resíduos sólidos (lixo), otimizando os processos de limpeza durante o evento.

Smart Air: Medir os níveis ambientais (gases, qualidade do ar, concentração de CO2, fumos e moléculas). Ao mesmo tempo, alguns desses parâmetros serão divulgados em tempo real.

As várias soluções têm como denominador comum um sistema de Gestão Técnica Centralizada (GTC) da Vodafone, desenvolvido em parceria com a empresa portuguesa SSA Dynamics, que estará instalado no Centro de Controlo Operacional do Rock in Rio Lisboa, o espaço a partir do qual são geridas todas as operações do festival. O GTC agrega e disponibiliza toda a informação recolhida pelos sensores, em tempo real, emitindo sinais de alerta para prevenir eventuais incidentes.

O projeto Vodafone Smart Cities materializa-se na adoção de um conjunto de soluções Internet of Things (IoT) que utilizam a tecnologia M2M (Machine-to-Machine), na qual a Vodafone é líder mundial. A aposta consistente da Vodafone na tecnologia e inovação posiciona a Empresa como player ativo na construção das cidades do futuro.

Mais do que um evento de música, o Rock in Rio-Lisboa pauta-se por ser um evento responsável e sustentável, tendo assumido o compromisso de consciencializar as pessoas para o facto de pequenas atitudes no dia-a-dia serem o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos.

Ricardo Acto, Diretor de Operações do Rock in Rio, considera que "este projeto vai permitir melhorar, ainda mais, a experiência dos milhares de visitantes que, todos os dias de evento, visitam o recinto. Além disso, o Vodafone Smart Cities vai permitir, à equipa do Rock in Rio Lisboa, identificar oportunidades de melhoria para uma gestão mais eficiente e sustentável nas próximas edições".

Press Release VODAFONE

http://press.vodafone.pt/2016/05/12/vodafone-e-rock-in-rio-criam-a-primeira-cidade-do-rock-inteligente-do-mundo/#prettyPhoto

SAPO

http://rockinriolisboa.sapo.pt/blog/cidade-do-rock-transformada-numa-cidade-inteligente/

OBSERVADOR

http://observador.pt/2016/05/12/rock-in-rio-vai-ter-casas-banho-inteligentes-tecnologia-vodafone/

TELECOMPAPER

http://www.telecompaper.com/news/vodafone-portugal-implements-iot-tech-at-cidade-do-rock--1143315

ECONÓMICO

http://economico.sapo.pt/noticias/vodafone-e-rock-in-rio-criam-primeira-cidade-do-rock-inteligente-do-mundo_249311.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS

http://www.dn.pt/artes/interior/esta-e-a-primeira-cidade-do-rock-inteligente-5171669.html

RADIO RENASCENÇA

http://rr.sapo.pt/noticia/54074/rock_in_rio_bem_vindo_a_cidade_inteligente

SABADO:

http://www.sabado.pt/cultura_gps/detalhe/o_rock_in_rio_esta_mais_esperto.html

CORREIO DA MANHÃ

http://www.cmjornal.xl.pt/cultura/detalhe/rock_in_rio_cidade_inteligente_ate_nas_casas_de_banho.html

BIT Magazine

http://www.bit.pt/rock-in-rio-cidade-rock-inteligente/

MARKETEER

http://marketeer.pt/2016/05/12/rir-com-smart-rock-city-powered-by-vodafone/

BRIEFING

http://www.briefing.pt/marketing/36664-vodafone-leva-inteligencia-a-cidade-do-rock.html

HIPERSUPER

http://www.hipersuper.pt/2016/05/12/vodafone-e-rock-in-rio-criam-a-primeira-cidade-do-rock-inteligente/

TECHENET

http://www.techenet.com/2016/05/rock-in-rio-lisboa-primeira-cidade-rock-inteligente-no-mundo/

LEAK

http://www.leak.pt/vodafone-rock-in-rio-criam-primeira-cidade-do-rock-inteligente-do-mundo/

Maiseducativa

http://www.maiseducativa.com/2016/05/13/vais-ao-rock-in-rio-agora-as-casas-banho-estao-numa-app/

Wn.com

http://article.wn.com/view/2016/05/12/Vodafone_and_Rock_in_Rio_launch_the_First_Smart_Rock_City_in/

 os Nossos clientes

Águas da Região de Aveiro
Exatronic
Galp Energia
Manvia
NOS
PT
SimRia
Sonorgás
Vodafone
Baía do Tejo
Grupo Visabeira
Prio
A Voltec usa cookies para melhorar a navegação dos seus utilizadores. Ao navegar este site aceita a nossa política de cookies.